terça-feira, 26 de março de 2013

Escola do passado X Geração do futuro


Hoje, muitos dos professores atuantes nasceram em um tempo onde o principal meio de comunicação era apenas a Televisão e esses mesmos professores convivem com as crianças e jovens que estão quase o tempo todo em uma realidade tecnológica e virtual. Estes estudantes conhecem desde internet, celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos magníficos, vídeos e televisores com alta definição e 3D, games jogados em rede na internet, redes sociais, etc.
É natural que estas diferenças provoquem a emergência de problemas, desencontros e desafios que obrigam um permanente reinventar da formação e do trabalho docente. Com tantos fatos reais nos surgem vários questionamentos. Será que a escola está preparada para atender a demanda de informações da atual geração? Como o professor pode estar trabalhando as novas tecnologias sem ter que abandonar seus conteúdos científicos e pedagógicos? É bem verdade que o tempo passa e cada dia surge uma nova tecnologia diferente para se acrescentar ao leque de opções tecnológicas e ser utilizada pela nova geração. Com muita rapidez, esta geração domina rapidamente e inteiramente tudo o que é de novo no mercado e o utiliza de diversas formas. Para os professores que são nascidos numa geração em que não se utilizava das novas tecnologias, vivem ao natural um ritmo mais lento e muitos ficam amedrontados ao novo mundo de informações. Nesse contexto, o grande contraste de informações acontece dentro da escola que muitas vezes não oferece um suporte necessário, a fim de suprir essas necessidades tecnológicas e caminhar dentro do que este novo sistema oferece para a humanidade. Muitos professores até se esforçam em se adequar ao novo processo, fazendo pesquisas e atualizando-se para atender aos estudantes, mas muitas vezes esbarram na falta de suporte e equipamentos para trabalhar em sala de aula. Ao que tudo indica a escola de hoje está ficando no passado, pois no atual presente se contradiz com geração do futuro.  

Um comentário: