Esse projeto contempla embasamento teórico de dois autores interacionistas em âmbito educacional. "Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem" (OLIVEIRA, 1992, p. 24). Nesse sentido, o futebol de certa forma, está relacionado com a cultura enraizada por diversas gerações e torna-se meio de encontro e socialização de diferentes pessoas com uma diversidade cultural ampla que só é manifestado principalmente pelo diálogo. É por meio do diálogo que se desenvolve o sentimento de afetividade explicitado por Henri Wallon. "Na teoria de Henri Wallon encontramos subsídios importantes no que diz respeito à dimensão afetiva do ser humano e como ela é significativa na construção da pessoa e do conhecimento. Para esse teórico a afetividade e a inteligência são inseparáveis, uma vez que uma complementa a outra." (LOPES, 2009, p. 6). Por meio desses pensamentos conclui-se que a relação social aliada à afetividade contribuem para o desenvolvimento intelectual do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário